Itec participa de banca avaliadora do Prêmio Estadual da Qualidade

Itec participa de banca avaliadora do Prêmio Estadual da Qualidade

Luiz Eugenio, Alcimeire Costa e Juliano Araújo

Colaboradores do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), participaram da banca avaliadora do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ) 2014. Prêmio oferecido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) em reconhecimento às organizações públicas e privadas que se destacaram na adoção de práticas de gestão alinhadas aos fundamentos de excelência.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é baseado em 13 Fundamentos e oito Critérios. Tem por objetivo procurar aperfeiçoar e adaptar a instituição às mudanças globais, por meio do pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercados, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor.

Em um ano de implantação do Modelo de Excelência, o Itec já é destaque entre as organizações públicas e privadas que o adotaram. Os colaboradores Luiz Eugênio Barroca, Alcimeire Costa e Juliano Araújo participaram da banca avaliadora do prêmio, analisando as organizações, entre os meses de agosto e setembro.

Para estarem aptos, os servidores passaram por um Curso de Examinador Voluntário do Prêmio Estadual da Qualidade - AL 2014, no mês de maio. Com o objetivo de capacitar os voluntários examinadores a avaliar sistemas de gestão de organizações segundo os Critérios Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, além de consolidar a visão sistêmica do Modelo de Excelência da Gestão e proporcionar um nível diferenciado de compreensão sobre gestão organizacional.

Para Leide Coelho, coordenadora do Programa de Melhoria Contínua do Itec, a participação desses servidores como voluntariados, além de positiva para a instituição, deve ser valorizada por reafirmar o comprometimento do Itec e de seus funcionários no processo de melhoria “É importante que a instituição reconheça e valorize a atitude dos colaboradores que se voluntariaram. Eles passam uma imagem positiva da instituição e contribuem positivamente durante o processo de avaliação, ao mostrar conhecimento mais aprimorado, evidenciando o espírito de parceria e colaboração da organização”, ressalta.

Ações do documento
Juliano Araújo