As lições de um guerreiro invencível

Um nível acima

As lições de um guerreiro invencível

Postado por Juliano Araújo Farias em 22 de month_jul de 2014 às 19:43

Baseado no livro “ Alexandre, o Grande” de Partha Bose - Ed. Best Seller

 

Ao contrário do que se costuma pensar, muitas idéias e conceitos que aplicamos hoje para lidar com a incertezas e tomar decisões que afetam nosso futuro , têm origem nas estratégias e táticas de Alexandre o Grande, nascido na Macedônia em 356 a.C.

Foi educado por Aristóteles.

Seu pai Felipe II da Macedônia queria que ele desenvolvesse um arcabouço cultural capaz de guiá-lo diante de qualquer desafio.

Com 42 000 homens Alexandre conseguiu superar o exército de Dario, o poderoso Imperador da Pérsia, formado por 240 000 homens.

Como? Segundo ele....

Seja um líder presente .. Alexandre sempre esteve na linha de frente e nunca exigia que seus homens fizessem o que ele próprio não estaria disposto a fazer. Era o primeiro a arremeter contra o adversário e a socorrer feridos.

Faça boas perguntas .. Alexandre dependia tanto de quem estava sob o seu comando , quanto de quem estava conquistando. Fazia perguntas que lhe permitiam avaliar se podia ou não confiar em seu interlocutor. A arte de perguntar é uma habilidade essencial do líder.

Busque informações em variadas fontes .. Uma das principais características de Alexandre numa batalha era a sua capacidade de obter informações de variadas fontes para investigar fatos , comprovar ou refutar suas hipóteses. Consultava o meteorologista, o especialista em agricultura, o botânico, zoólogo, engenheiro, historiador e até do sofista que o acompanhavaMas para ele, nada substituía a experiência de alguém que morasse na região a ser invadida ou que tivesse relação profunda com seu alvo.

Planeje bem suas ações .. Alexandre e seus companheiros de comando sempre procuravam avaliar as implicações de suas ações cm três ou quatro passos de antecedência e se preparava para as reações que poderia provocar.

Conheça seus limites .. Aristóteles ensinou a Alexandre que não havia a resposta perfeita para seus problemas. O que se deve buscar é a resposta mais próxima da perfeição.

Evite confronto direto .. As estratégias e táticas de Alexandre mostraram que a guerra não precisa ser uma luta frontal. . E possível vencer uma guerra pelos flancos por meio de estratégias e táticas inteligentes.

Saiba quando recuar .. Para Alexandre saber quando bater em retirada era tão importante quanto saber quando atacar.

Crie um clima de cooperação .. Em suas campanhas Alexandre procurava trocar idéias com seus aliados e comandados , para manter elevado o moral. A relação de colaboração gerava clima de confiança e respeito. Nas batalhas isso era decisivo. Como trabalhavam sempre juntos, conheciam tão bem as opiniões uns dos outros que podiam tomar decisões rápidas com mínima possibilidade de conflitos.

Mantenha a tropa motivada .. Alexandre tinha uma grande competência em motivar seus soldados. Era capaz de fazê-los enfrentar os maiores desafios.

Aceite bem as críticas.. Aristóteles acreditava que tudo e todos eram passíveis de críticas e passou sua visão aos seus discípulos. No círculo mais próximo de Alexandre os que faziam críticas eram protegidos . Ninguém e nenhuma instituição estavam acima de críticas, nem mesmo o próprio Alexandre.

Resposta rápida
URLs serão automaticamente linkadas. Tags HTML básicas são permitidas.
Tecnologia Ploneboard
Ações do documento
Histórico
Ação Realizado por Data e hora Comentário
Ativar Juliano Araújo Farias 22/07/2014 19:43 Sem comentários.
Juliano Araújo