Você sabe o que é Economia Criativa?

— registrado em:
Um nível acima

Você sabe o que é Economia Criativa?

Postado por Rosival Fagundes em 11 de month_jan de 2012 às 13:12

Economia criativa é a nova economia do século 21, da demanda inteligente, de empreendedores que usam o cérebro para lucrar. É a economia da genialidade de umSteve Jobs, que utiliza da criatividade para gerar empregos melhores, produtos inovadores e crescimento econômico.

A economia criativa contempla setores que têm sua origem na criatividade, na perícia e no talento das pessoas. O potencial para a geração de empregos baseia-se na propriedade intelectual. No Brasil, as empresas de pequeno porte são as mais criativas, pois têm uma força de trabalho jovem e instruída.

Os setores mais representativos são os de moda, arquitetura e design. A economia criativa no Brasil é constituída de 52 mil empresas, com 87,6% dos negócios empregando até 19 funcionários, e 70,2% com até 39 anos.

Quem primeiro criou o termo economia criativa foi o consultor inglês John Howkins, autor do livrothe creative economy. Segundo ele, as pessoas da nova economia querem lucrar usando seus cérebros, não precisam de capital ou terra, e não há barreiras de entrada para quem deseja trabalhar como designer ou pintor.

O símbolo da economia criativa e do valor da criatividade é representado pelo iPhone, o tocador de música Ipod e o leitor digital Ipad, que vem fazendo todo o sucesso graças à combinação inédita de tecnologia, design arrojado e novo modelo de negócio.

A economia criativa é diferente da tradicional, da manufatura, agricultura e comércio. É que uma nova visão de negócios está surgindo através do cinema, da propaganda e da televisão.  Para entender melhor a economia criativa, o consultor Ken Robinson, especialista em criatividade explica que há três palavras-chave:

A primeira é a imaginação, principal fonte de criatividade.

A segunda palavra é a criatividade que consiste em colocar a imaginação para trabalhar. Criatividade é também o processo de geração de ideias originais que tenham valor, pode ser na música, nas artes, e na gestão da empresa.

A terceira palavra chave é a inovação, que significa colocar as ideias iluminadas em prática.

Para formar equipes criativas, o gestor deve reunir colaboradores com diferentes experiências e habilidades, e converter essas diferenças em ponto forte. O cérebro humano é orgânico e interativo, e ação real da criatividade acontece em uma conexão entre os hemisférios direito e esquerdo.

As empresas jamais devem operar com departamentos de forma isolada, onde as pessoas só falam de suas especialidades. Empresas com forte controle, individualizadas e de grande ênfase na hierarquia, não conseguem criar produtos e serviços inovadores.

Resposta rápida
URLs serão automaticamente linkadas. Tags HTML básicas são permitidas.
Tecnologia Ploneboard
Ações do documento
Histórico
Ação Realizado por Data e hora Comentário
Ativar Juliano Araújo Farias 11/01/2012 13:12 Sem comentários.
Juliano Araújo