Itec oficializa Núcleo da Gestão da Qualidade

Novo setor surgiu de necessidade gerada com a implantação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG)

Itec oficializa Núcleo da Gestão da Qualidade

Alcimeire Costa, Juliano Araújo, Leide Isabel

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) oficializou neste mês de março através de portaria no Diário Oficial, o Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ). O Núcleo tem o objetivo de garantir a continuidade das ações do Modelo de Excelência em Gestão (Meg), que está sendo implantado no Itec desde abril do ano passado.

“Com a implantação do Programa de Melhoria Contínua que adota o Modelo de Excelência da Gestão e a observância aos requisitos de qualidade da ISO 9001, o presidente do Itec juntamente com a equipe gestora do PMC sentiram a necessidade de criar um espaço, um núcleo totalmente voltado à qualidade, cujas ações refletem o compromisso com a excelência dos serviços prestados, no cumprimento da função pública, de forma estratégica para o desenvolvimento do nosso Estado”, explica a Coordenadora da Qualidade, Leide Isabel Coelho.

 O Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ) está diretamente vinculado ao Gabinete da Presidência e tem como atribuições coordenar e acompanhar as atividades ligadas aos objetivos estratégicos, analisar, promover ações de melhoria e aprendizado do Itec, coordenar a implantação e implementação do programa interno da qualidade, buscando alcançar a excelência na prestação de serviços e atendimento aos clientes internos e externos do Itec. O NGQ é composto pelos colaboradores: Leide Coelho, Coordenadora do Núcleo e os Assessores Especiais da Qualidade Alcimeire Costa e Juliano Araújo.

"Estamos dando mais um passo no processo de transformação profunda do Itec. Uma das nossas metas é especializar os trabalhos feitos pela assessoria técnica da presidência. Nesse sentido, o Núcleo de Qualidade é uma evolução desse tipo de assessoria. Com essa transformação e com as atividades que virão por meio desse núcleo, nós esperamos dar mais velocidade a tomada de decisão dos nossos gestores e aperfeiçoar a comunicação entre presidência e outros setores", completa o diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira.

Realizações

Em quase um ano de implantação do Meg, os gestores da qualidade já realizaram várias ações. Entre elas a descrição das práticas de gestão, autoavaliação assistida, relatório da autoavaliação assistida, plano de melhoria da gestão, pesquisa de clima organizacional, revisão da identidade organizacional, mapa estratégico, sistema de medição em nível estratégico, estruturação do sistema de medição Interact Solutions - SA Performance Manager, elaboração da minuta do código de ética e formação dos comitês: gestor, sustentabilidade e 5S.

Os colaboradores do Itec receberam capacitações de interpretação dos critérios de excelência, com formação de onze turmas, no sistema de indicadores, capacitação em gestão de processos e capacitação no programa 5S.

Atualmente o Núcleo está trabalhando na implementação do Plano de Melhoria da Gestão (PMG), indicadores, metas e seus respectivos planos de ação, implantação do programa 5S, elaboração dos manuais: sistema de gestão, gestão do cliente, manual de gestão da comunicação, gestão de pessoas, gestão de processos, gestão administrativa, gestão financeira e Código de conduta e ética. Como próximo passo, o Núcleo irá trabalhar na validação dos manuais, capacitação: ISO 9001 - 1 turma, auditoria interna, ações corretivas, elaboração do relatório de gestão (RG) e PEQ/AL (Prêmio Estadual da Qualidade).

 

Fonte: Itec

Ações do documento
Juliano Araújo