Órgãos e Secretarias já podem solicitar ao Itec o Sistema de Gestão Estratégica

— registrado em: ,

Ferramenta permite acompanhar, monitorar e organizar as ações da qualidade nas repartições.

Órgãos e Secretarias já podem solicitar ao Itec o Sistema de Gestão Estratégica

Ferramenta, se feita por empresa privada, custaria ao Estado R$ 2 milhões

Texto de Isaac Moraes

Para se alcançar metas e objetivos estabelecidos, são imprescindíveis organização, disciplina e foco. Todos esses requisitos podem ser facilitados pelo Sistema de Gestão Estratégica (SGE), criado e disponibilizado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para os órgãos e secretarias estaduais.

A implantação da Qualidade é uma medida de gestão atual do Governo de Alagoas e contempla toda a administração pública. O SGE é uma ferramenta essencial nesse processo de transformação, pois integra as ações desenvolvidas por toda a entidade, permitindo ao gestor maior, ou seja, secretários e diretores-presidentes, acompanhar e ter melhor noção de onde e quando melhorar ou desenvolver tal ação, assim como possíveis gargalos que venham a ocorrer para a realização dos trabalhos.

“O sistema é uma ferramenta genuinamente alagoana e que tem como foco atender todo o planejamento estratégico, que é onde se define a missão e visão dos componentes da administração pública e para alcançar essa visão, precisamos distribuir através de plano de ações, indicadores, atendendo assim o que está proposto no planejamento para aquele período. A função do sistema é dar aos gestores maiores resultados através de gráficos e auxiliar na decisão durante as reuniões estratégicas” explicou o técnico do escritório da qualidade do Itec, Juliano Araújo.

Tela

“Semestralmente, é realizada uma análise crítica desses dados, utilizados para tomada de decisão. O objetivo principal desse Sistema é a qualidade na prestação de serviços, através da melhoria contínua, consolidando em boas práticas para que alcancemos satisfação do cliente, o usuário final, que é a administração pública alagoana e consequentemente, os cidadãos” completou Alcimeire Costa, técnica do escritório da qualidade”

O desenvolvimento desde sistema proporciona importante economia ao Estado, pois solução deste porte custa em média R$ 2 milhões no mercado.

“Como parte do Governo 4.0 o Itec estará disponibilizando o uso e suporte para toda Administração Direta, Indireta e Prefeituras do Estado” finalizou Adolfo Castro, superintendente e coordenador do escritório da qualidade.

 

As secretarias e órgãos interessados em adquirir a ferramenta devem entrar em contato pelo número 3315-7000, o help desk do Itec, informar o desejo de implantar o Sistema e assim o atendimento será agendado.

Ações do documento
Juliano Araújo