Projeto Cidade Digital será concluído em dezembro deste ano

— registrado em: ,

Governo investiu R$ 3 milhões na criação de cinco quiosques que interligarão vários municípios do Estado com internet sem fio gratuita

Projeto Cidade Digital será concluído em dezembro deste ano

Juliano Araújo e Georginei Neri mostrando as antenas adiquiridas

Parte dos materiais necessários para a criação do Projeto Cidade Digital já está em uma das salas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). O projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia (Secti) vai interligar, até o final do ano, cinco municípios alagoanos através da oferta gratuita de internet sem fio. Nesta terça-feira (21), às 10h, na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), no Centro, haverá mais uma etapa licitatória.

Desta vez, o pregão é direcionado à reforma do Centro de Gerenciamento dessas redes, que vai funcionar em Maceió sob a supervisão de profissionais da própria Fapeal. A interligação de tecnologias de ponta vai beneficiar os moradores dos municípios de Viçosa, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios e Maceió. O governo do Estado destinou R$ 3 milhões para a aquisição de rádios receptores, antenas sem fio, computadores e torres metálicas.


Segundo o coordenador do projeto e diretor da Unidade Gestora de Tecnologia da Informação (TI) da Fapeal, Georginei Neri, o objetivo dessa interligação é incentivar a saúde, a segurança e a educação a distância, além de promover a inclusão digital.


"Vamos tentar oferecer o que o mercado está ofertando. Através do ensino a distância, pretendemos capacitar pessoas interessadas em conhecer as ferramentas que o mundo tecnológico tem a oferecer", disse ele.


Funcionamento – As cidades de Paulo Jacinto e Quebrangulo contarão com dois quiosques do Projeto Cidade Digital.


Já os municípios de Palmeira dos Índios e Viçosa receberão três deles, totalizando dez quiosques espalhados pelo Estado.


Eles serão instalados tantos na área urbana como na área rural de cada localidade e ficarão à disposição da comunidade em horários ainda não definidos pelas prefeituras.


Cada quiosque contará com pelos menos cinco computadores e comitês responsáveis pelo funcionamento e segurança dos equipamentos. Já o Centro de Gerenciamento, que será sediado em Maceió e comandará todos os espaços interligados pela rede, terá salas de videoconferência, de convivência e de geração de conteúdo, entre outras.


De acordo com o diretor Georginei Neri, a comunicação entre os pontos da rede sem fio e os microcomputadores alcançará cerca de 200 quilômetros de distância.


"Há um envolvimento muito harmônico entre os gestores da Secti e da Fapeal para a concretização deste projeto, porque envolve a inclusão de vários anseios da sociedade. Nossa meta é inaugurar os dez quiosques até o final do mês de dezembro", assegurou o coordenador do Projeto Cidade Digital.

Notícia retirada do site Agência Alagoas
Por: Luana Nunes

Ações do documento
Juliano Araújo