Projeto vai levar internet gratuita a cidades do interior de Alagoas

— registrado em: , , ,

Projeto vai levar internet gratuita a cidades do interior de Alagoas

Projeto dos Quiosques que ficarão no pontos estratégicos do Interior

O projeto Cidade Digital vai garantir internet gratuita às cidades do interior do Estado. Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Viçosa e Quebrangulo serão as primeiras cidades inseridas no projeto da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e irá beneficiar aproximadamente 118 mil habitantes. Os recursos são do Governo do Estado e do Banco Mundial, no valor de R$ 4 milhões e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Para viabilizar o projeto, será utilizada a tecnologia de acesso a rede sem fio, em alta velocidade, com taxas de transferência de até 54Mbps, aos moradores desses municípios que estejam no raio de alcance de 300 metros por estação. O cidadão que não possui computador terá à disposição quiosques onde haverá computadores e um técnico que orientará a utilização dos recursos. Serão dez estações espalhadas pelas quatro cidades, instaladas em locais estratégicos para que a população tenha acesso à prestação de serviços das instituições públicas.

O Cidade Digital nasceu com a missão de democratizar a informação e disponibilizar os instrumentos da informática que permitam ao cidadão produzir conhecimento, inovar e empreender. Outro desafio do projeto é a criação de um ambiente digital que favoreça a modernização da gestão pública municipal, podendo realizar parcerias para ações que necessitam da informática, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. A manutenção desses locais, como limpeza e segurança, ficará por conta das prefeituras.

“Entendemos que esse projeto é muito significativo, pois levará acesso à internet ao cidadão que não tem acesso a importantes serviços públicos, trazendo ganho para esses moradores que não precisarão se deslocar. Como é um projeto interessante, há equipes na Secretaria já trabalhando em sua expansão”, evidencia o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton.

O projeto encontra-se em processo de aquisição dos equipamentos de informática para os quiosques que atenderão ao público, de acordo com o diretor Parques Tecnológicos da Secti, Adeilto Lima.

Ele lembra que está em plena construção o Centro de Gerenciamento, local onde ficarão todos os conteúdos e as informações para os quiosques do projeto Cidade Digital. “A ideia é também tornar o Centro um local que reúna todos os projetos e ações de inclusão digital desenvolvidos em Alagoas, especialmente pela Secti, Fapeal e o Instituto de Tecnologia e da Informação (Itec)”, destacou Adeilto Lima.

O Diretor da Unidade Gestora de Tecnologia da Informação da Fapeal, Georginei Souza Neri, informa que a construção do Centro encontra-se agora na instalação dos equipamentos elétricos e hidráulicos. Para o diretor da Fapeal, esse projeto terá impacto não só na inlusão do cidadão no mundo digital como também em sua inclusão social. Um exemplo, segundo Neri, é aquele morador do interior que deseja agendar uma consulta em unidades de saúde na capital ou ter acesso a alguns serviços bancários e poderá realizar essas ações pela internet, não necessitando mais sair de sua cidade. “A geração de pequeno negócio e agregar valor aos já existentes também serão áreas beneficiadas com o Cidade Digital”, explicou.

Notícia retirada do portal Tudo Na Hora

Ações do documento
Juliano Araújo