Rede de Alta Velocidade a Caminho em Alagoas

— registrado em: , ,

Instituições de ensino e pesquisa terão banda larga melhorada

Rede de Alta Velocidade a Caminho em Alagoas

Membros do Comitê Gestor, Comitê Técnico da Raave, Secretário da Secti e Presidente do Itec

Em reunião na Fundação de Amparo à Pesquisa, nesta terça feira (7), representantes da Universidade Federal de Alagoas (João Barbirato, Olival Júnior, Marcelo Queiroz), Ifal (Adriano Araújo), Secti (Eduardo Setton), Itec (Nelson Menezes) e da própria Fapeal (Juliano Araújo), reuniram-se para discutir a implantação da Redecomep em Alagoas. Esta iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) visa implantar redes de fibra óptica que criem um infovia com alta largura de banda, sofisticando a conectividade das instituições de ensino e pesquisa em 26 áreas metropolitanas do País.

O projeto batizado de Rede Alagoana de Alta velocidade (RAAVE) vai operar com velocidade de 1 Gbps, e alcance de até 100 km sem repetidor, num anel interligando Ifal, Fapeal, Ceal (para fins de infra-estrutura) e a Universidade Federal de Alagoas, bem como suas unidades externas: Museu Theo Brandão, Usina Ciência e Espaço Cultural.

Este tipo de capacidade de transmissão de dados torna possíveis ações de computação de alto desempenho e bibliotecas digitais, viabilizadas pela existência da Rede Ipê, que também conta com o apoio do Ministério da Educação. Será possível acessá-la graças ao backbone do PoP-AL, ou seja, o ponto de presença da RNP no estado, gerido pelo Coordenador Administrativo Georgine Neri e o Coordenador Técnico Juliano Araújo.

Com este tipo de ação, o governo federal pretende otimizar a infra-estrutura de internet avançada do Brasil. Uma das metas é diminuir o gasto dos campi  com acessibilidade, e uma estrutura de fibra óptica apresenta diversas vantagens deste ponto de vista, como custos relativamente baixos de instalação e manutenção e vida útil de 20 anos, além de uma natureza física pouco propensa a problemas de transmissão.

 

Notícia Retirada da FAPEAL

Ações do documento
Juliano Araújo