Segunda edição do World Plone Day é realizada em Alagoas

Evento foi apoiado pelo Itec e Fapeal e ocorreu durante o Caiite

Segunda edição do World Plone Day é realizada em Alagoas

Juliano Araújo - Abertura do 2º WPD Maceió

Ascom Itec

 

O Estado de Alagoas realizou em abril, dentro do I Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), o World Plone Day, um evento global realizado pela comunidade Plone em várias cidades do mundo com o objetivo de disseminar a tecnologia, que é um publicador online de conteúdo. O evento teve o apoio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Em sua segunda edição em Alagoas, o World Plone Day conseguiu engajar a comunidade acadêmica e despertar sobre o uso e os benefícios da tecnologia. "O evento foi um sucesso, muitas pessoas não conheciam a tecnologia Plone nem usavam o Python (linguagem de programação) e houve bastante interação, inclusive levantaram a questão de o Python não estar na grade curricular acadêmica, pois a maioria presente era de acadêmicos. E questionaram sempre comparando o Plone às tecnologias utilizadas mais comumente por eles", comenta o consultor pleno do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Juliano Araújo.

A programação englobou palestras sobre Python com Marcos Hilário Costa Lima Filho, que trabalha com desenvolvimento de softwares há mais de 8 anos, sendo 5 deles dedicados ao desenvolvimento de softwares com plataformas livres; sobre como fazer backup de servidores Plone com Bacula (programa de backup em rede,), ministrada por Juliano Araújo; e também sobre produtos Plone para o dia-a-dia, com Gerdson Silva Araújo, que trabalha no Projeto Fábrica de Sítios do Governo de Alagoas desenvolvido pelo Itec.

Plone

Plone é a tecnologia de gerenciamento de conteúdo mais utilizada pelas instituições públicas no Brasil. Além da facilidade de criação, edição e publicação de informativos e institucionais, proporciona alto nível de segurança da informação e uma ótima produtividade e desenvolvimento. Esta plataforma é utilizada em cerca de sessenta sites do Governo do Estado de Alagoas, trinta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e outros desenvolvidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) e pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Ações do documento
Juliano Araújo