Uneal e Fapeal firmam parcerias para incentivar a pesquisa em AL

— registrado em:

Representantes da Universidade Estadual de Alagoas e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas reuniram-se, nesta terça-feira (12), no prédio da Reitoria da Uneal, em Arapiraca.

Uneal e Fapeal firmam parcerias para incentivar a pesquisa em AL

Gestores da FAPEAL e UNEAL

Representantes da Universidade Estadual de Alagoas e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas reuniram-se, nesta terça-feira (12), no prédio da Reitoria da Uneal, em Arapiraca. Durante o encontro, o diretor-presidente da Fapeal, Tadeu Muritiba, apresentou respostas às solicitações da universidade.

Tadeu Muritiba confirmou que a Fundação vai entrar com uma contrapartida no valor de R$ 100 mil para aumentar os investimentos em bolsas de iniciação científica na Uneal. Nesse processo, a universidade também participa com R$ 100 mil.

A Uneal foi convidada ainda pela Fapeal para participar de um edital de pesquisa exclusivo para o agreste, com a participação somente de projetos da Uneal, Universidade Federal de Alagoas e Instituto Federal de Alagoas, ambos do agreste. “Nossa comunidade acadêmico já pode ir se preparando por que esse é mais um investimento em nossa instituição”, destacou o reitor.

Segundo Tadeu Muritiba, o edital exclusivo visa incentivar as instituições do interior a submeterem mais projetos de pesquisa, uma vez que, na maioria dos editais, a UFAL de Maceió obtém mais vitórias, devido à melhor estrutura que possui. “Muitos professores têm medo de submeter o primeiro trabalho. Esse edital vem para facilitar esse processo”, afirmou.

Os gestores da Uneal receberam o termo de outorga do “Bode Móvel” que vai permitir o uso do veículo pela instituição por mais um ano. Na Uneal, o “Bode Móvel” é uma veículo adaptado como laboratório para acompanhar os pequenos agricultores em atividades de caprinocultura. O diretor do Campus II – Santana do Ipanema, professor José Crisólogo Sales, onde o veículo é utilizado, participou da reunião.

O reitor Jairo Campos destacou que os orientadores e orientandos que ingressaram no PIBIC-Jr já podem procurar a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pois os termos de outorga também foram entregues hoje pela Fapeal.

O vice-reitor da Uneal, Clébio Correia de Araújo, cobrou ainda um edital para editoração. Tadeu Muritiba afirmou que vai verificar a disponibilidade financeira para apoiar os projetos da área. Sobre o acesso ao Portal Capes, a Fapeal garantiu que vai liberar o link e ainda incrementar a velocidade da internet dos campi da Uneal.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Francisca Oliveira, solicitou ainda ao diretor-presidente da Fapeal a concessão de bolsas para professor visitante, conforme solicitação dos interessados.

Clau Soares

 

Reitrado do portal da UNEAL

Ações do documento
Juliano Araújo