O auditório do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) foi cenário, nesta segunda-feira (5), de uma oficina ministrada por técnicos do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para os colaboradores do Detran, sobre mapeamento de processos de negócio. Cartolinas, papéis, fitas adesivas e lápis pilotos espalhados pelo palco sinalizavam o tom lúdico da oficina que estava sendo ministrada, parte do processo de implantação da gestão da qualidade no Departamento de Trânsito.
Cada grupo de colaboradores exercitou o mapeamento de processos do seu setor, por intermédio da orientação do técnico do Itec, Juliano Araújo, que ministrou a oficina. Antes da realização dos trabalhos, foi explanado um pouco sobre a ferramenta BPM (metodologia de gerenciamento de processo de negócio) e sobre BPMN (notação de modelagem da metodologia BPM).
“Quando você institui o processo de negócio, você consegue desenhar todo o fluxo, acompanhar e aos poucos melhorar para minimizar o máximo o tempo de execução e a qualidade de cada processo no setor. Quem ganha com isso é o cliente, nesse caso o cidadão, ganha com um melhor serviço e melhor atendimento”, explicou o técnico do Itec.
Na ocasião, a assessora de governança e transparência do Detran/AL, Lígia Tenório, ressaltou a importância do momento que contou com a presença de representantes de todas as áreas da autarquia, e agradeceu a participação do técnico do Itec que contribuiu no avanço para o mapeamento de processos do órgão.
“Como não temos uma especialização nessa área de mapeamento de processos e muitos setores ainda estão com dificuldade, resolvemos fazer o convite ao Juliano que já tem uma certa experiência nesse meio para nos ajudar. Foi uma honra tê-lo conosco durante esta manhã, e foi uma experiência muito positiva para todos que fazem o Detran de Alagoas”, assegurou Lígia.