Núcleo da Qualidade reúne representantes dos comitês de Sustentabilidade e 5S para definir ações
Nesta quarta-feira (01), o Núcleo de Gestão da Qualidade, reuniu os representantes dos comitês de sustentabilidade e do programa 5S
Eliane Lobo, Ednor Vieira e Lucas Queiroz, para discutir a reestruturação dos comitês, divulgação dos manuais, políticas e procedimentos.
Durante o encontro, foram debatidos, a operacionalização e composição de membros para os comitê. Sendo definido uma fusão deles, em um só comitê, com a finalidade de elaborar e executar os projetos socioambientais. Além da manutenção do 5S na instituição, com foco em gestão interna de sensibilidade, com abordagem e tratamento de assuntos que representem riscos ou possam ter impacto no meio ambiente.
Composto por colaboradores de diferentes áreas, o Comitê de Sustentabilidade, sob a coordenação do NGQ, será responsável por formular recomendações, implementar e disseminar ações e programas de sensibilização e conscientização para conceitos e práticas de sustentabilidade, colaborando para a atuação do Itec como promotor de desenvolvimento sustentável.
Entre suas competências está também a manutenção do 5S na Instituição, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade.
O 5S é a base para implantação da qualidade total, que prega os cinco sensos dentro de uma organização; senso de utilização e descarte, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de higiene e saúde e senso de disciplina.
Podendo ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Além de promover uma mudança efetiva no ambiente de trabalho, o 5S promove uma mudança cultural naqueles que dele participam. É um meio de aprimorar bons hábitos e com isso deixa de ser uma prática de fábricas e ferramentas para ser um instrumento de aperfeiçoamento da vida das pessoas. Entendido como uma atividade natural que qualquer ser vivo faz para viver bem, ressalta Leide Coelho, coordenadora do núcleo.
Por Suyane de Meneses Silva